SANTORAL
O SANTO DO DIA
20/11 a 26/11
• Dia 20/11
São Gelásio I, Papa Cor Lt.: Branco
Gelásio foi um Papa intrépido, que subiu ao trono em 496. Em quatro anos, extinguiu as correntes pagãs, as heresias, o maniqueísmo, o monofisismo e o pelagianismo, sobre o qual escreveu vários tratados.
• Dia 21/11
Beata Maria de Jesus, Fundadora das Irmãs da Sagrada Família de Nazaré Cor Lt.: Branco
Francisca Siedliska, filha de uma polonesa nobre, no fim do século XIX, superando seus problemas de saúde e o desejo do pai de um bom casamento, conseguiu consagrar-se a Deus aos 31 anos. Em 1873, fundou as Irmãs da Sagrada Família de Nazaré para fortalecer a fé das crianças, mulheres e migrantes.
• Dia 22/11
Santa Cecília, Virgem e Mártir. Cor Lt.: Vermelho
Santa Cecília, virgem e mártir, que viveu em Roma entre os séculos II e III. Sua festa é celebrada em todo o mundo como Padroeira da música, dos músicos e dos cantores. A Igreja a recorda no dia 22 de novembro.
• Dia 23/11
São Clemente I, Papa e Mártir Cor Lt.: Vermelho
Conhecido como Clemente Romano, foi o quarto Papa, do ano 88 a 97. É chamado "Padre Apostólico", por sua Carta aos Coríntios, para restabelecer a paz, considerada um dos documentos mais antigos sobre o exercício da primazia do Papa. Segundo uma tradição do século IV, Clemente foi martirizado.
São Columbano, Abade. Cor Lt.: Branco
Uma das celebridades que mais se destacaram na história da Irlanda foi Columbano. Aos 20 anos, tornou-se monge rigoroso e ascético e, aos 50, foi missionário, com 12 companheiros, na França, Suíça e norte da Itália. Fundou comunidades e reorganizou a vida eclesial, com sua Regra monacal exemplar.
Santa Felicidade, Mártir. Cor Lt.: Vermelho
Segundo a tradição, Felicidade era uma viúva rica e cristã. Por isso, foi perseguida na época do imperador Antonino. Mãe de sete filhos, animou-os espiritualmente durante o martírio, que compartilhou por volta do ano 165. Felicidade foi sepultada na catacumba de Máximo, na Via Salária, em Roma.
• Dia 24/11
São Crisógono, Mártir de Aquileia. Cor Lt.: Vermelho
Crisógono era soldado romano, sacerdote e Bispo, mas também mártir da fé cristã, condenado à decapitação na época da perseguição do imperador Diocleciano, em Aquileia, perto de Trieste, em 303. A veneração deste Santo difundiu-se rapidamente, em nível universal, a partir do século IV.
Santos André Dũng Lac, Presbítero e Companheiros, Mártires. Cor Lt.: Vermelho
Tran nasceu em uma família muito pobre e foi confiado a um catequista, que o educou à fé cristã e foi batizado com o nome de André. Ao tornar-se sacerdote, obteve muitas conversões. Foi preso três vezes no Vietnã, hostil aos cristãos e, por não renunciar à sua fé, foi martirizado em 1839.
• 25/11
São Moisés, Mártir em Roma. Cor Lt.: Vermelho
Moisés era decano do Colégio sacerdotal de Roma, durante a perseguição contra o cristianismo, por parte de Décio, imperador romano, no século III. Distinguiu-se por sua posição indulgente para com aqueles, que haviam renegado à sua fé, para se salvar. Faleceu após uma longa detenção, em 251.
Santos Pedro de Alexandria, Hesíquio, Pacômio e Teodoro, Bispos e Mártires. Cor Lt.: Vermelho
Pedro era Bispo de Alexandria, no Egito, durante a perseguição de Diocleciano. Sendo obrigado a se esconder, na sua ausência, houve um cisma na sua Igreja. Pedro, preso e morto no ano 311, é celebrado junto com outros três santos Bispos egípcios mártires: Hesíquio, Pacômio e Teodoro.
Beatos Luís e Maria Beltrame Quattrocchi, Cônjuges. Cor Lt.: Branco
O casal tornou-se santo vivendo seu matrimônio como um caminho para Deus. Luís e Maria Beltrame Quattrocchi foram o primeiro casal a ser beatificado por desejo do Papa João Paulo II. Sua memória litúrgica é celebrada em 25 de novembro, dia do aniversário de casamento, em 1905.
Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir. Cor Lt.: Vermelho
Diz a lenda que Catarina não abjurou à fé, diante do governador do Egito e Síria, Maximino, mas convenceu os dignitários a se converterem. Maximino mandou matá-los e pediu a jovem em casamento. Ao se recusar, foi assassinada em 305. Seus restos mortais descansam em Gebel Katherin, no Sinai.
• 26/11
São Sirício, Papa. Cor Lt.: Branco
São Leonardo de Porto Maurício, Presbítero e Religioso. Cor Lt.: Branco
Leonardo, sacerdote franciscano de “palavra ardente”, percorreu a Itália, “admoestando e convertendo imensas multidões”, e apelando “à penitência e à piedade”. Este era, segundo São João Paulo II, o santo da Ligúria, que criou 14 oratórios, no Coliseu de Roma, para a celebração da Via Sacra.
São Silveste, Abade e fundador dos Silvestrinos. Cor Lt.: Branco
Silvestre foi um dos fundadores da vida monacal reformada. Após anos de vida eremítica, nas Marcas, foi circundado por uma comunidade, com a qual viveu a Regra de São Bento. Os novos monges Beneditinos chamaram-se "Silvestrinos". O Santo faleceu em 1267 e foi canonizado por Clemente VIII, em 1589.





