BENEDICTUS, EPISCOPUS
Servus Servorum Dei
Ao querido filho Federico Leggeri, até aqui, sacerdote incardinado na Arquidiocese de São Paulo, eleito bispo-auxiliar para a mesma arquidiocese, saúde, paz e benção no Senhor.
Nós, que sucedemos o bem-aventurado apóstolo São Pedro, na tarefa de pastorear a Igreja Universal, atentamo-nos às vastas necessidades surgentes em todo orbe católico.
Atendendo ao suplício do eminentíssimo senhor Odilo Pedro Scherer, Cardeal da Santa Igreja Romana, nosso estimado irmão, de poder contar com a ajuda de mais um bispo no pastoreio daquela grande metrópole, vimos em ti um servidor idôneo para esse encargo, visto que és ornado com todos os dotes necessários para o múnus episcopal.
Após parecer favorável do Sagrado Dicastério para os Bispos, definimos e nomeamos-te Bispo Titular de Nicea e Auxiliar de São Paulo.
Lembramos-te, que podes receber a ordenação das mãos de qualquer bispo católico, fora dos limites da Diocese de Roma, observando todas as prerrogativas estabelecidas em nosso direito canônico.
Por fim, encomendamos-te à proteção da Virgem e ao Sagrado Coração de Jesus, para que d'Ele flua em sua vida as ''palavras de vida eterna" e que possas configurar seu ministério com o Cristo, sumo e eterno Pastor, no qual estão escondidos todos os tesouros da fé.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, no dia 23 de novembro do ano do Senhor de 2023, o primeiro de nosso pontificado.
+ Benedictus
Pontifex Maximus