PREFEITURA DA CASA PONTIFÍCIA
A Prefeitura da Casa Pontifícia, nas atribuições que lhe conferem, exercendo o ofício de zelar pela organização dos eventos pontifícios, alegra-se com a chegada do dia da viagem do Santo Padre Bento ao território brasileiro, e o exerce neste documento da forma que segue:
O Santo Padre deve chegar ao Aeroporto de São Paulo por volta das 20h30 (horário de Brasília), onde será recebido por Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Odilo Card. Scherer, e demais autoridades.
I - DAS VESTES
Os eminentíssimos cardeais estão usando batina preta, com cordão, orla, costuras, caseado e botões vermelhos, com romeira preta (avivada com cordão vermelho); faixa de seda vermelha, guarnecida com franjas de seda nas duas extremidades; cruz peitoral pendente de cordão simple e solidéu vermelho.
Os excelentíssimos bispos estão usando batina preta, com cordão, orla, costuras, caseado e botões violeta, com romeira preta (avivada com cordão vermelho); faixa de seda violeta, guarnecida com franjas de seda nas duas extremidades; cruz peitoral pendente de cordão simple e solidéu violeta.
Os reverendíssimos sacerdotes estão usando batina preta e faixa de seda preta, guarnecida com franjas de seda nas duas extremidades;
Para a convergência das vestes, há um quarto chamado: Visita do Papa Bento com as vestes dos três cargos citados acima.
Os religiosos usem hábito da respectiva Ordem, mantendo a uniformidade das vestes.
Autoridades de governo estão de traje condizente à recepção de um chefe de Estado, e as mulheres com roupas da cor preta e véu.
II - DOS LOCAIS DE CELEBRAÇÃO
1. Se for costume em ocasiões solenes e visivelmente considerável para com a estrutura de construção da igreja, coloque-se um tapete vermelho para a procissão de entrada com o Santo Padre.
1.1. Prepare-se uma cadeira que difere-se das outras do local. Obrigatoriamente estofada em seu assento, com apoio de braços e preferencialmente ornada com detalhes de ouro.
1.2. Reserve-se ao Santo Padre um suporte de microfone e revise-se os aparelhos de som antecipadamente.
1.3. A região brasileira possui uma tradição dentro do catolicismo desde sua fundação, não correspondendo a ritmos que diferem do mistério silencioso da Sagrada Liturgia, como em outras regiões que recém conhecem a sacralidade da Eucaristia. Por este motivo, estão terminantemente proibidos o uso de instrumento musicais tais como violão, baterias e demais instrumentos que não condizem com o Mistério a ser celebrado. Preserve-se o uso do órgão de tubos e do coral.
1.4. Para a cerimônia de ordenação episcopal, providencie-se os dois anéis, os báculos e as mitras, bem como todos as matérias que legitimam e pertencem ao rito observado.
III - DAS DEMAIS ORIENTAÇÕES
Como regra, estabelecemos todas as já vigentes desde o conhecimento de todos. É obrigatório a genuflexão ao Santo Padre, acompanhado do ósculo ao Anel Petrino. Ao cumprimentá-lo, tratar-se-á o Sumo Pontífice com "Santo Padre"; "Santidade"; e demais formas de tratamento que remontam à autoridade do Sucessor de Pedro.
As demais orientações seguem as habituais, como a observância de segurança redobrada por meio das autoridades competentes e a sugestão de convocação das Forças Armadas do Brasil para proteção do Sumo Pontífice.
Os aparelhos de mídia, como as emissoras de televisão e rádio, e também por meio da internet, estão, por este documento, autorizados a repercutir as falas e acompanhar os eventos do Santo Padre. Priorize-se, porém, a publicação por parte da emissora Vatican News.
Em nome de Sua Santidade e de toda a comissão pontifícia, agradecemos sinceramente o compromisso de todos para com a fé e pelos esforços incansáveis em tornar esta visita uma experiência abençoada para São Paulo e ao Brasil em geral. Que as bênçãos divinas continuem a guiar os vossos esforços pastorais e iluminem o caminho espiritual desta Arquidiocese.
Dado em Roma, na Prefeitura da Casa Pontifícia, junto a São Pedro, aos 2 dias do mês de janeiro, sob o Reinado de S.S. Bento IX.