SANTORAL
O SANTO DO DIA
27/11 a 03/12
• Dia 27/11
São Virgílio, Bispo de Salzburgo Cor Lt.: Branco
Virgílio, monge da Irlanda, país onde nasceu, desempenhou grande parte das suas atividades como bispo de Salzburg, a convite de Pepino o Breve. Sua missão foi a de evangelizar e pacificar o recém-conquistado Ducado da Baviera.
• Dia 28/11
São Tiago da Marca, Presbítero Franciscano Cor Lt.: Branco
Tiago das Marcas foi um pregador impetuoso, mas a sua severidade era abrandada pela clemência. Tornando-se franciscano, em 1415, foi para a Europa Oriental. Seu modo elegante encantava as pessoas com seus gestos e palavras; combateu a usura inventando o penhor do “Monti di Pietà”.
• Dia 29/11
São Saturnino de Toulouse, Bispo e Mártir na Via Salária Nova. Cor Lt.: Vermelho
Saturnino foi um dos incontáveis mártires dos primeiros séculos. Sobre este santo, natural de Cartago, o Papa São Dâmaso recorda seu exílio em Roma, por causa da fé, sob o império de Décio. Ali foi submetido a uma morte cruel, ocorrida em 304, durante a perseguição de Diocleciano.
• Dia 30/11
Santo André, Apóstolo. Cor Lt.: Vermelho
Santo André, irmão de São Pedro, é Padroeiro da Igreja Ortodoxa de Constantinopla e protetor dos pescadores. Entre todos os Santos, distingue-se por ser o primeiro a seguir Jesus e por ter sido martirizado sobre uma cruz decussada.
• Dia 01/12
São Charles de Foucauld, Mártir. Cor Lt.: Vermelho
Jovem francês, rico e aristocrata, abandonou tudo para viver no deserto argelino, testemunha silenciosa de Cristo por meio da presença do sacramento da Eucaristia e pela proximidade com os irmãos mais abandonados. Ele foi assassinado em 1916.
Santo Elói, Bispo de Noyon. Cor Lt.: Branco
Santo Elígio, também conhecido como Santo Elói, cuja festa se celebra em 1° de dezembro, é Padroeiro dos ourives, como também, dos serralheiros, metalúrgicos, ferreiros, ferramenteiros, cavaleiros e, enfim, dos agricultores, carreteiros, mecânicos e garagistas.
São Naum, Profeta.
Naum, sétimo dos profetas Menores, nasceu em Elcos, Galileia, no século VII. É autor do 41° livro do Antigo Testamento, no qual narra a queda de Nínive, principal inimiga de Israel, como uma vitória de Deus sobre o mal. Como Nínive havia destruído Tebas, também foi destruída.
• 02/12
Santa Bibiana, Matrona Romana, Virgem e Mártir. Cor Lt.: Vermelho
A vida de Bibiana ou Viviana não tem confirmação histórica, mas uma lenda narrou o valor da sua fé. Foi perseguida no IV século e acabou na prisão com seus pais, por não renunciar à sua fé. As violências e o patíbulo não mudaram a sua ideia. Foi-lhe dedicada uma igreja no monte Esquilino, em Roma.
São Pimênio, Presbítero e Mártir na Via Portuense. Cor Lt.: Vermelho
Pimênio viveu entre os séculos III e IV. Era sacerdote e, na sua escola, contou com estudantes como Donato, futuro Bispo de Arezzo, e Crescêncio, futuro mártir. Ele também sofreu o martírio por enterrar os mártires. São Pimênio foi sepultado no cemitério de Ponciano, na Via Portuense, em Roma.
São Silvério, Papa. Cor Lt.: Branco
Natural da província da atual Ciociaria, Silvério foi o 58º Papa da Igreja de Roma. Em 537, foi exonerado e obrigado a abdicar pelos prosélitos da heresia monofisita de Constantinopla. Morreu no exílio, em Palmarola, pequena ilha do arquipélago das Pontinas, do qual se tornou Padroeiro.
• 03/12
São Francisco Xavier, Presbítero e fundador dos Jesuítas. Cor Lt.: Branco
São Francisco Xavier, Padroeiro do Oriente, da Obra de propagação da fé e das Missões, é considerado um verdadeiro "gigante da evangelização". Viveu no século XVI e levou o Evangelho à Índia, Japão e China. Fundou a Companhia de Jesus junto com os Santos Inácio de Loyola e Pedro Fabro.