• O Santo do Dia • 15/11 a 19/11 • SANTORAL



 SANTORAL

O SANTO DO DIA
15/11 a 19/11

• Dia 15/11
Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja, Dominicano. Cor Lt.: Branco 

Alberto, "Doutor universal" e grande reformador da Ordem Dominicana, recebeu, em sua existência, o apelido de Magno, isto é, Grande. Foi mestre de São Tomás de Aquino e dedicou toda a sua vida ao ensino, que preferia, e aos encargos que lhe foram atribuídos, até à sua morte em 1280.

São José Pignatelli, Presbítero Jesuíta. Cor Lt.: Branco 

José, pertencente a uma família nobre espanhola, entrou logo para a Companhia de Jesus, onde se distinguiu pela sua caridade e humildade. Expulso do país, junto com seus confrades, contribuiu para a restauração da Companhia, em toda a Europa, da qual foi seu principal artífice até à morte, em 1811.

São Macuto, Bispo. Cor Lt.: Branco 

A tradição diz que Maclóvio ou Macuto nasceu no Gales, onde evangelizou os Bretões, não distante da cidade de Aleth, que hoje recebe seu nome. Viveu entre o VI e o VII séculos e faleceu no ano de 649. Sua festa é celebrada em 15 de novembro.

• Dia 16/11
Santa Margarida da Escócia. Cor Lt.: Branco 

“Esplêndido exemplo de esposa, mãe e rainha”: assim o Martirológio Romano recorda a figura de Santa Margarida da Escócia, que a Igreja celebra no dia 16 de novembro. Esta santa mulher, discreta e caridosa, apoiou seu esposo, o Rei Malcolm III, no governo do reino, e reformou a Igreja na Escócia.

Santa Gertrudes, A Grande, Virgem, Abadessa Beneditina. Cor Lt.: Branco 

Gertrudes, alemã de Eisleben, entrou para o mosteiro das Irmãs Cistercienses, em Helfta, na Saxônia. Aos 26 anos, após receber uma visão, decidiu se tornar esposa de Jesus. Suas experiências místicas e várias provações físicas a acompanharam até à sua morte, em 1302. Foi canonizada em 1738.

Santa Inês de Assis, Virgem e Religiosa Clarissa. Cor Lt.: Branco 

Inês, irmã mais nova de Santa Clara de Assis, seguiu seu exemplo entrando para o convento de São Damião. Viveu sempre na máxima observância da Regra Franciscana, como sua irmã recomendava. Fundou o segundo convento das Clarissas, em Florença, em 1219, onde viveu até à sua morte em 1253.

• Dia 17/11
Santa Isabel da Hungria, Terciária Franciscana. Cor Lt.: Branco 

Quando Isabel faleceu, aos 24 anos, era considerada "Santa" por muitos. Foi noiva aos 14 anos, mãe aos 15 e viúva aos 20. Tendo ficado sozinha escolheu a pobreza franciscana da Ordem Terceira. Visitou e assistiu os doentes, mesmo os fétidos, não obstante a sua soberana linhagem do trono da Hungria.

São Gregório, o Taumaturgo, Bispo de Neocesareia. Cor Lt.: Vermelho

Gregório nasceu em Neocesareia no Ponto. Ainda muito jovem, converteu-se ao cristianismo. O Bispo Fotino o quis como seu sucessor em uma cidade de apenas 17 cristãos. Porém, graças aos seus poderes de taumaturgo, conseguiu muitos outros. Morreu durante as perseguições de Décio, em 270.

• 18/11 
Santa Filipina Rosa Duschesne. Cor Lt.: Branco 

Filipina estudou nas Visitandinas de Grenoble, mas a Revolução Francesa a impediu de se tornar religiosa. Quando tudo voltou à normalidade, em 1801, entrou para a Sociedade do Sagrado Coração, onde realizou seu sonho de ser missionária no estado de Louisiana, EUA, onde fundou uma nova comunidade.

São Romão de Antioquia, Diácono e Mártir. Cor Lt.: Vermelho

Romano era diácono da Igreja de Cesareia. Durante as perseguições de Diocleciano contra os cristãos, em 303, viu muitos fiéis se render e oferecer sacrifícios aos ídolos, por obediência às disposições imperiais. Advertindo-os, em voz alta, a permanecer firmes na fé, foi preso e martirizado.

Santo Odão, Abade de Cluny. Cor Lt.: Branco 

Nascido perto de Tours, por volta de 880, Odão foi encaminhado à vida cavalariana, mas, depois, se tornou monge em Cluny, principal centro de espiritualidade da Europa contemporânea. Ali, retomou, com rigor, a Regra beneditina, a ponto de ser considerado o reformador da Regra monacal.

• 19/11
Santa Matilde, Virgem e Religiosa. Cor Lt.: Branco 

Viveu na segunda metade do século XIII. Saxônia de nascimento, Santa Matilde entrou para a Comunidade das Irmãs Beneditinas de Rodersdorf. Tornando-se monja, foi para Helfta, onde sua irmã era abadessa. Ali se destacou por sua humildade e amabilidade, dirigiu o coro e teve várias visões místicas.

Santo Abdias, Profeta. 

Abdias ou Obadias, quarto dos Profetas Menores, foi autor do livro mais curto do Antigo Testamento. Viveu após a conquista de Jerusalém, em 587 a.C.. Sua profecia era dirigida contra os povos Edomitas, predizendo-lhes a ira do Senhor. Os exegetas o consideram o anunciador do Messias.