Convocação Papal | Aos Bispos da Santa Igreja Romana


 

BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
 
 
Venerados Irmãos no Episcopado,
 
Antes de tudo,  dirijo a cada um de vós a minha cordial saudação. Especialmente, fazendo-a extensiva, com afeto em Cristo, ao senhor Cardeal Tomasso Viglietti, Prefeito da Sagrada Congregação para os Bispos, agradecendo-lhe toda sua irrestrita colaboração na Cúria Romana.
 
Os Bispos têm como primeira responsabilidade edificar a Igreja como família de Deus e como lugar de ajuda recíproca e de disponibilidade (Enc. Deus caritas est, cf. n. 32). Para poder cumprir esta missão recebem, com a consagração episcopal, três ofícios peculiares:  o munus docendi, o munus sanctificandi e o munus regendi, que no seu conjunto constituem o munus pascendi. Em particular, a finalidade do munus regendi é o crescimento na comunhão eclesial, isto é, a construção de uma comunidade concorde na escuta do ensinamento dos apóstolos, na fracção do pão, nas orações e na união fraterna (cf. Act 2, 42). 
 
Deste modo, alegro-me, como Pastor Supremo da grei de Cristo e Sumo Pontífice de sua Igreja, em enviar esta CONVOCAÇÃO para a I Audiência com os Bispos de meu Pontificado. A Audiência, precedida pela Oração das Completas, se dará aos 07 dias do mês de novembro de 2023, terça-feira, às 21h00, na Capela Sistina, na Cidade do Vaticano.
 
Na certeza de que filialmente aderirão a esta convocação para este importante momento para todo o Episcopado, envio-lhes a minha Pia Bênção Apostólica e o penhor de minha proximidade fraterna,   

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 06 dias do mês de setembro de 2023, na ocasião de minha Posse na Cátedra Lateranense. 

 

+ Benedictvs Pp. IX
Pontifex Maximvs