Carta de Sua Santidade, o Papa Bento IX | Por ocasião de sua eleição como Sumo Pontífice


 


BENEDICTVS, EPISCOPVS


CARTA DE SUA SANTIDADE,
O PAPA BENTO IX
POR OCASIÃO DE SUA ELEIÇÃO COMO
SUMO PONTÍFICE DA SANTA IGREJA ROMANA


“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!"

Venerados Senhores Cardeais, 
Irmãos no Episcopado, 
Reverendíssimos Padres, 
Queridos irmãos! 
 
Desejo antes de tudo expressar-lhes um profundo reconhecimento, ao tempo em que dou graças ao Senhor, pela vida e entrega dos senhores Cardeais, que reuniram-se, ontem, para dar um novo Bispo a Roma, depois do luminoso pontificado de meu venerável antecessor, o Papa João Paulo III. Dirijo-me a vós com um coração trepidante de entusiasmo e confiança em Cristo, desejando fazer-vos partícipes, de modo fraterno, do estado de ânimo que estou a viver desde ontem: um profundo desejo do coração de agradecer e um sentido de humana debilidade perante a alta tarefa que me aguarda. 
 
Peço-vos que nunca me deixeis faltar o filial apoio ao Sucessor de São Pedro! Portanto, mais não nos resta, a mim e a todos nós juntos, que aceitar da Providência a vontade de Deus e fazer o melhor que podemos para lhe corresponder, ajudando-nos uns aos outros no cumprimento das respectivas tarefas ao serviço da Igreja. 
 
À Virgem Santíssima, Mãe da Igreja, que acompanhou as primícias da Igreja junto aos Apóstolos, confortando-os, como no Santo Cenáculo, confio todos nós e as expectativas, as esperanças e as preocupações de toda a Igreja. Sob a sua materna proteção, convido-vos, caros irmãos, a caminharem com obediência e docilidade ao chamado do seu divino Filho, Pastor Supremo de nossas almas. A ela confio este Pontificado! 
 
Invocando a sua constante proteção, concedo-lhes de bom grado, juntamente com a minha saudação fraterna, a Pia Bênção Apostólica, em penhor de todo o bem desejado.
 
 
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 24 dias do mês de Outubro de 2023, primeiro de meu Pontificado.

 
+ Benedictvs Pp. IX
Pontifex Maximvs