Decreto de Reintegração Episcopal



 DOM DIMITRI PICCOLOMINI CARDEAL ABRAMOV

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

CARDEAL-BISPO DE ALBANO

PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS BISPOS


Ao diletíssimo filho Enrico Vittorio Mancini, paz e bem.


A Ordem dos Bispos sucede ao Colégio dos Apóstolos no magistério e no governo pastoral em que o Corpo Apostólico perdura continuamente. Portanto, os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, recebem do Senhor, a quem foi dado todo o poder no céu e na terra, a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda a criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo batismo e pelo cumprimento dos mandamentos, alcancem a salvação 


Entre os principais deveres dos Bispos sobressai a pregação do Evangelho, pois os Bispos são os pregoeiros da fé, que levam novos discípulos a Cristo e são os doutores autênticos que pregam ao povo a eles confiado qual a fé que devem crer e aplicar aos costumes. Na verdade, assim como, pelo ministério da palavra, comunicam aos que crêem a força de Deus.


A Santa Igreja ciente destas vossas capacidades e virtudes, sabendo da sua vontade de novamente compor o Sacro Colégio Episcopal, e sabendo o proveito à Madre Igreja que isto trará, DECRETO e ORDENO a reintegração do Excelentíssimo Dom Enrico Vittorio Mancini ao Sagrado Ministério Episcopal, à serviço da Diocese de Roma, sob o título de Gutza. De igual modo, também o nomeamos para o ofício de Decano do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.


Por fim, caro filho, lembra-te sempre do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e é por elas conhecido, e que não hesitou em dar a vida pelo rebanho.


Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 17 dias do mês de Julho do ano de 2023.


+ Dimitri Piccolomini Card. Abramov

Prefeito do Dicastério para os Bispos