DOM IOSEPH EUGÊNIO RATZINGER CARDEAL GHISLIERI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-PRODIÁCONO DI SANCTA JOAQUINA DI VEDRUNA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
BISPO ORDINÁRIO E SUPERIOR PARA A FRATERNIDADE SACERDOTAL SÃO PIO X
INSTITUTIO
LECTIO DIVINA
Nas necessidades de auxiliar o povo de Deus e todo clero fazer reflexões profundas e ter intimidade com a palavra de Deus, bem como, por consequência enriquecer as reflexões e homilias, para que vivam com profundidade aquilo que o Verbo nos impele a vivermos na intimidade.
Caríssimos irmãos, saúdo-vos na graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em nome desta Prefeitura e do Santo Padre, o Papa Bento IX; a todos que a está lerem gratia et pax!
Afim de enriquecer a Fé, de modo que façam-se valer e úteis para todo um crescimento vocacional, espiritual, intelectual e afins; à luz da Verdade, este documento visa realizar algumas correções fraternas e no mesmo fazer transcender a atual realidade que nos encontramos - dentre as mais graves deturpações teológicas graves, ocasionadas pela heresia do modernismo e as seguintes -.
A Palavra de Deus deve nos colocar em confronto pessoal em nosso interior, pois no incomodo de nosso coração, o Verbo - Cristo -, ao passar em nossas vidas exige-nos uma resposta concreta, autêntica e livre de cada um de nós no particular, pois o que nos chama no coletivo e de modo universal - o que afirma o Concílio Vaticano II - todos somos chamados a santidade (Cf. Lv 20,7; I Pd 1,16; I Pd 1,15; Mt 5,48); porém a eleição de cada um, em particular em sua vocação específica, perpassa a história da vida humana mediante sua realidade e impele o homem a corresponder a partir de tal, abrindo-se a vontade do Pai e correspondendo-a diariamente. É o Senhor quem vêm ao nosso encontro por meio da Palavra, é Ele quem nos chama para sermos um só n'Ele e com Ele, nos congregando em seu amor por meio da Santa Igreja, constituindo um só corpo (Cf. I Cor 12; At 4,32).
Todavia, para que este encontro com Deus através de sua palavra ocorra é preciso bem fazê-lo sob a luz e inspiração do Santo Espírito, para que nos leve a Verdade relevada que é Cristo. Por meio da Sagrada Escritura, também se faz sua leitura do que diz a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério perene, para que se evite cair em devaneios e reflexões errôneas dos textos Sagrados.
Vendo a problemática de homilias e reflexões vazias, não somente em nossa realidade virtual, porém alertadas pelos Papas na realidade, como Papa Bento XVI, enquanto Cardeal Ratzinger, dizia que "é um autêntico milagre que a Igreja sobreviva aos milhões de péssimas homilias de cada domingo"; e isto também reclamou o atual Sumo Pontífice, o Papa Francisco, dizendo que "a Palavra de Deus pode soar como mensagem repetida e vazia, se não for apresentada novamente a partir de um confronto com o contexto atual... A fé traz novas motivações e exigências face ao mundo de que fazemos parte."
Neste sentido, visando melhorar nossas reflexões e homilias, voltemos o nosso olhar para o simples passo da Lectio Divina, para melhor compreendermos e realizarmos este encontro intimo e pessoal através da Palavra de Deus.
A Lectio Divina é dividida em 4 partes, qual vamos explicar e discorrer cada ponto com cuidado e atenção:
•A leitura, traçando sobre si o sinal da Cruz e pedindo a presença do Espírito Santo, aquietar não somente a realidade ao nosso redor, mas o nosso interior, para que possamos fazer de nós a terra fértil qual queremos fecundar a Palavra;
•A meditação, pode-se realizar com músicas calmas ou mantras, mas essencialmente permanecermos em silêncio e deixar que a palavra de Deus ressoe em nós no mais profundo de nossa alma, nos fazendo perguntar como: "o que o autor diz, o que ele quer me dizer e o que ele traz a minha realidade?";
•A oração, pois é por meio da oração que abrimos nosso coração, nosso intelecto, nossa alma e nosso espírito, fazendo-se cumprir o que diz São Paulo em suas cartas (Cf. I Ts 5,23) "que Deus santifique tudo aquilo que sois corpo, alma e espírito";
•E a contemplação, que de maneira prática é a elevação de nosso estado de espirito, para que permanecendo na graça, possamos agir de maneira coerente para com a Palavra de Deus que aos nos convidar ao Amor, nos exige uma resposta de amor, uma resposta de uma doação completa para fazer a vontade do Pai (Cf. Mt 26,39);
-A contemplação nos tempos hodiernos, por alguns meios que deturpam a Fé, dizem que é sobre a etimologia da palavra é sobre: "contemplar uma ação referente a reflexão feita"; o que afirmamos que isto está equivocadamente errado. Pois o que visavam os Santos Padres Apostólicos era a elevação do espírito à Verdade, a graça de Deus.
A Lectio Divina deve nos ajudar a chegar a contemplação da Palavra, em nossas homilias podemos nos prender essencialmente em uma parte das leituras para realizar certas reflexões, mas lembremo-nos que as leituras são colocadas em uma proposta hermenêutica para o anúncio do Verbo de Deus, que é o Cristo - Cristo Palavra, Cristo Eucaristia -. Isto é o que devemos nos ater em bem viver e bem expressar a Fé, para congregarmo-nos como povo de Deus em um só povo nesta autenticidade do Amor na salvação das almas, por meio de sua Igreja Una Santa Católica e Apostólica.
As homilias e reflexões não podem permanecer presas em ideologias e na instrumentalização da fé. Asssim, fraternalmente para corrigir no amor e na caridade os que o fizeram até a data presente - conscientemente ou inconscientemente - do Cristo subjetivo, pois o Evangelho é o que é e, a Fé não sobrevive de achismos pessoais e sob pretextos relativos a indivíduos e reflexões motivadas pelos anseios do homem em si e por si - no centro das coisas -.
Para o bem do povo de Deus e visando sempre a missão suprema da Igreja que é a salvação das almas, fazemos esta breve formação e correção para que seja motivado a leitura e a oração da palavra pelo método da Lectio Divina, para que possamos progredir no Amor, na graça de Deus e em intimidade com Ele.
Cordialmente, com votos de graça e paz, me despeço de todos e concedo-lhes a todos que a esta lerem minha bênção apostólica,
In Christus,
Datum Romae dies, apud Congregationem pro Doctrina Fidei, die XXVII mensis Decembris, anno MMXIIII, sub corona Sanctitatis Suae, Summus Pontifex Benedictus IX.
Et hvmilis in Domino servus,
+ Dom Ioseph Eugênio Ratzinger Ghislieri +