DOM GABRIEL CARDEAL ALOISUS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O
CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
DOCUMENTO PELA QUAL SE ELEGE
NOSSA SENHORA DO Ó, CO-PADROEIRA
DA ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
JUNTO AO SEU PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO
A todos que a esta lerem, graça e paz da parte de Deus Nosso Pai e Nosso Senhor Jesus Cristo, em comunhão com o Espírito Santo.
Aprouve a mim, Prefeito deste Dicastério, também Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, atendendo ao apelo da comunidade Arquidiocesana, encabeçado pelos seus clérigos, fazer reconhecer a súplica ao título mariano de Nossa Senhora do Ó, como Co-Padroeira do povo carioca junto ao seu Padroeiro, São Sebastião, o Mártir.
O título Mariano de Nossa Senhora do Ó surge no Décimo Concílio de Toledo, em 656, trata-se de Nossa Senhora Grávida, ao nono mês de gestação de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, próximo do Nascimento do Cristo. Sua data litúrgica festiva é a dezoito (18) de dezembro, para que justamente, no Tempo do Advento, às vésperas do Natal, contemplássemos este Divino Mistério da Encarnação, junto de Nossa Senhora do Ó.
Não obstante, pedimos a Nossa Senhora, Mãe da Igreja e Mãe do Povo Carioca, a sua maternal proteção, junto de seu Filho, Jesus Cristo Senhor Nosso, para que ela, Esposa do Espírito Santo, conduza seus recentes trabalhos e os encaminhem para a santidade.
Bênçãos apostólicas. +
Dado no Rio de Janeiro, na Cúria Arquidiocesana, ao dia sete (07) de setembro (09) de dois mil e vinte e três (2023), ano primeiro do Pontificado de Sua Santidade Clemente IX.